Muay Thai – defesa e saúde na mesma arte

O Muay Thai, também conhecido como boxe tailandês é considerado a “arte das oito armas” por combinar golpes de punhos, pés, cotovelos e joelhos.

Por usar praticamente o corpo inteiro em seus golpes e movimentos, é uma arte marcial intensa, de contato total e que exige muito preparo físico!
Baseada na luta de pé utilizando principalmente golpes de perna, o Muay Thai exige do praticante desse esporte um ótimo condicionamento, e os treinos incluem exercícios para fortalecer musculatura, com muita corrida, jogo de pernas e movimentos combinados de socos, cotoveladas e joelhadas.

Veja a seguir algumas das vantagens que praticar Muay Thai traz para a saúde:

Musculatura: por utilizar todos os membros do corpo para compor os golpes, principalmente as pernas, um aspecto fundamental do treino do lutador de Muay Thai é justamente fortalecer a musculatura de braços e pernas, para poder aplicar golpes com força e rapidez. Além disso, os movimentos de defesa incluem também suportar golpes aplicados pelo adversário, então o fortalecimento da musculatura abdominal também faz parte da formação do lutador. Assim, praticar Muay Thai resulta em trabalhar praticamente todos os músculos quase simultaneamente, resultando em um corpo mais proporcionalmente definido.

Respiração: o Muay Thai é um esporte rápido e faz com que o lutador utilize muito a força de explosão, a flexibilidade e a velocidade, o que exige uma ótima resistência cardiovascular e o controle da respiração. Tudo isso exige um trabalho coordenado com o controle do sistema respiratório, que interfere muito no desempenho durante a luta. Como consequência, o praticante de Muay Thai acaba desenvolvendo também através dos treinos os músculos da região abdominal e o diafragma, fortalecendo a saúde respiratória.

Calorias: por ser um esporte que exige muito movimento e explosão, é ótimo para acelerar o metabolismo do corpo, aumentando a produção de massa muscular e de quebra queimando o excesso de calorias, levando o organismo à queima de gordura.

Coordenação motora: o treino típico do Muay Thai inclui exercícios que trabalham a coordenação entre o sistema nervoso central e o aparelho locomotor, visando preparar o atleta para respostas rápidas de ataque e defesa.

Dessa forma, praticar essa arte marcial pode render não só um espírito guerreiro, com mais disciplina, concentração e autoconfiança, mas também aumenta a queima de gordura e fortalece a musculatura, resultando em um corpo saudável e preparado para realizar esforços extremos!