Glúten: conheça os riscos para pacientes celíacos

O número de indivíduos com intolerância ao glúten é cada vez maior. Inclusive, mesmo que você não sofra de intolerância à proteína, os riscos de consumi-lo são enormes.

Riscos dos alimentos com glúten

O glúten é uma proteína amorfa que está presente em muitos alimentos – como os pães, pizzas, massas e cervejas, por exemplo.

Em pacientes com doença celíaca, a ingestão de glúten desencadeia uma reação exagerada do sistema imunológico, podendo causar sintomas típicos como diarreia, anemia, perda de peso e osteoporose.

Estudos descobriram, ainda, que o glúten é capaz de desencadear processo inflamatório, piorando o quadro de doenças intestinais e doenças crônicas como esclerose múltipla, asma e artrite reumatoide.

Outro risco do glúten é a predisposição a resistência à insulina (principal causa de diabete tipo 2), e também maior chance de desenvolver a diabetes do tipo 1.

Tratamento

Mesmo parecendo simples cortar o glúten da dieta, é importante consultar um médico para fazer o acompanhamento do quadro. Ainda assim, uma dieta isenta de glúten e alimentos industrializados, é indicada para os pacientes com doenças autoimunes.

Achou interessante esse conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!