Exercícios que ajudam quem tem problema respiratório

Atualmente, estima-se que um em cada cinco brasileiros possuam alguma doença respiratória. Entre as mais comuns estão a asma alérgica, a bronquite crônica, a rinite e o enfisema pulmonar. Na maioria dos casos, os pacientes com problemas respiratórios acabam deixando de praticar exercícios físicos devido ao cansaço, indisposições e fadiga, porém, a adoção de um estilo de vida sedentário tende a agravar essas doenças.


Segundo os médicos e especialistas, a prática de determinados esportes e atividades físicas podem trazer vários benefícios à saúde dos portadores de doenças respiratórias pois eles fortalecem os músculos utilizados no movimento da respiração e auxiliam o organismo a distribuir melhor a quantidade de oxigênio obtida.


Os exercícios recomendados para os pacientes com problemas respiratórios são:


- Natação


É uma das opções mais indicadas para ajudar no tratamento e na recuperação daqueles que possuem doenças crônicas no aparelho respiratório. Isso acontece porque a umidade relativa do ar próximo a uma piscina é mais elevada, fator este que aumenta a quantidade de oxigênio inalada pelos portadores de doenças respiratórias durante a prática da natação.


O contato contínuo e direto com a água também faz com que a mesma atue como uma espécie de agente vasodilatador, contribuindo para uma maior fluidez do sangue pelo organismo. Além disso, os exercícios aeróbicos praticados repetidamente durante a natação aumentam a capacidade de resistência do pulmão, do diafragma e dos músculos intercostais.


- Caminhada


O hábito de caminhar ou correr diariamente é outra atividade bastante indicada para as pessoas com doenças respiratórias pois melhoram o condicionamento físico do paciente, ajudam no controle da respiração e é eficaz no combate a várias doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

A caminhada pode ser facilmente incluída no dia a dia de qualquer um, o que faz dela o exercício mais praticado pelas pessoas com problemas respiratórios.

- Bicicleta

Assim como as caminhadas, o exercício de pedalar ajuda a controlar a respiração e a melhorar continuamente o condicionamento físico. Também fortalece os músculos da perna e do coração, melhora a circulação do sangue e queima muitas calorias. O ideal para quem está começando é pedalar em torno de 15 minutos, três ou quatro vezes na semana.

É importante ressaltar que antes de começar a praticar qualquer exercício físico, as pessoas que possuem doenças respiratórios devem procurar auxílio médico e realizar alguns exames. Através deles, será possível identificar o melhor tipo de atividade física para aquele paciente, de modo a tornar a sua experiência com o exercício mais segura e vantajosa.