Exercícios + Alimentação.

Alimentos ideais para repor a energia após os exercícios

A combinação de uma alimentação balanceada e a prática diária de exercícios físicos é a chave para uma vida saudável. Os adeptos da musculação e das atividades aeróbicas encontram nos alimentos a fonte de energia necessária para otimizar os resultados dos treinos. Por isso, é importante conhecer os alimentos ideais para repor a energia após os exercícios.

Basicamente, a atividade física acelera o gasto energético do corpo e faz com que os músculos sofram uma sobrecarga. Para aliviar estes sintomas e restabelecer os tecidos musculares, a alimentação qualificada é fundamental.

De acordo com os nutricionistas, os alimentos mais recomendados após os exercícios são os carboidratos simples e as proteínas. Confira algumas dicas importantes e conheça alguns alimentos ideais para serem consumidos depois da academia!

Os melhores alimentos para o pós-treino


Proteínas – Os alimentos que são fontes de proteínas ajudam a recuperar a massa muscular. Algumas sugestões para o pós-treino são o queijo branco, o peito de peru, as carnes magras, o atum e os iogurtes.

Carboidratos Simples – Os alimentos que se enquadram no segmento de carboidratos simples são importantes para restabelecer os níveis de glicogênio muscular, responsável pela liberação da energia. As opções são vitaminas de frutas, lanche feito de pão e queijo branco, pequena porção de macarrão com vegetais, entre outras.

Benefícios da alimentação depois do treino


Além de garantir as vitaminas e nutrientes que o corpo precisa e ajudar a recuperar a energia, uma alimentação adequada e realizada 30 minutos após o treino pode evitar a fadiga, o que é importante para que o atleta ou praticante de atividade física tenha mais disposição para dar continuidade ao seu programa de exercícios.

Outro ponto que merece ser destacado é que a alimentação saudável também deve ser acompanhada por uma intensa hidratação. A dica é beber bastante água, isotônicos e sucos durante o dia. Fique sempre atento às proporções dos alimentos na dieta e consulte um nutricionista para mais informações!