Diabetes: conheça os sintomas

diabetes-528678_1920Diabetes é a incapacidade do corpo em produzir insulina, que, por sua vez, controla a glicose no sangue. O nosso corpo precisa desse hormônio, para utilizar a glicose, que conseguimos obter por meio dos alimentos. Quando uma pessoa é diagnosticada com sintomas de diabetes, o corpo não fabrica mais a insulina e, dessa forma, não consegue utilizar a glicose corretamente – o nível de sangue aumenta: a famosa hiperglicemia.

Antes de falarmos os sintomas de diabetes mais comuns, é necessário entender os diferentes tipos de diabetes:

Pré-diabetes

A pré-diabetes ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não caracterizam ainda nenhum tipo de diabetes. Nesse caso, essa ainda é a única forma de prevenção da diabetes: quando você é diagnosticado antes do quadro de diabetes do tipo 1 ou 2, por exemplo.

Diabetes tipo 1

Na diabetes do tipo 1, que ocorre entre a infância ou adolescência, podendo ser diagnosticada também em adultos, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Por conta disso, a glicose fica no sangue, ao invés de ser usada como energia.

O tratamento, geralmente, é o uso da insulina, remédios, planejamento alimentar e atividades físicas, para regular o nível de glicose no sangue.

Diabetes tipo 2

Já na diabetes do tipo 2, o organismo não é capaz de adequar a insulina que produz (ou não produz a insulina suficiente para o controle da taxa de glicemia).

Para o tratamento neste caso, é necessário realizar atividades físicas regulares, sendo necessário também um planejamento alimentar rigoroso. Em alguns casos, é necessário fazer o uso de insulina e medicamentos para o controle da glicose.

Diabetes gestacional

Geralmente, durante a gravidez, para permitir o correto desenvolvimento do bebê, o corpo da mulher passa por diversas mudanças hormonais. A placenta, que é uma fonte importante de hormônios, reduz a ação da insulina, responsável por receber e utilizar a glicose pelo corpo. Já o pâncreas, aumenta a produção de insulina para compensar o quadro.

Entretanto, em algumas mulheres esse processo não ocorre e, dessa forma, desenvolvem o quadro de diabetes gestacional, com o aumento do nível de glicose no sangue.

O tratamento para esse quadro é o acompanhamento nutricional e, para cada período da gravidez, uma quantidade certa de nutrientes. Outra prática recomendada é a prática de exercícios físicos regulares.

Veja abaixo os principais sintomas de diabetes:

Cansaço;
Perda de peso repentina;
Visão turva;
Fome excessiva;
Infecções;
Formigamento;
Sede com frequência;
Cicatrização lenta.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas redes sociais!