Alimentos termogênicos

Existe uma categoria de alimentos que vem fazendo um grande sucesso entre as pessoas que desejam emagrecer. Estamos falando dos alimentos termogênicos, considerados verdadeiros queimadores de gordura por conta do estímulo que proporcionam ao metabolismo.

A lista de termogênicos é grande, e inclui a pimenta, a canela, o café, o chá de hibisco, o gengibre, o chá verde, a água gelada, a linhaça, o guaraná em pó, a mostarda, o salmão, entre outras variedades de alimentos. Uma dieta com calorias controladas e termogênicos ajuda a emagrecer com mais facilidade, principalmente durante o calor do verão brasileiro.

Como os termogênicos atuam no organismo?

O que os alimentos termogênicos fazem é justamente acelerar o emagrecimento de forma natural e saudável, pois eles atuam de forma a aumentar a temperatura corporal e o calor, fazendo com que o organismo gaste mais energia durante o processo de digestão.

Ao combinar uma dieta equilibrada, turbinada com termogênicos, e a prática de exercícios físicos diários, qualquer pessoa pode perder peso com saúde e se manter magro. Neste contexto, as calorias dos alimentos devem ser levadas em conta. Não adianta nada consumir termogênicos e continuar comendo produtos hipercalóricos e ricos em gordura e açúcar.

A inclusão dos termogênicos na dieta deve ser um complemento à alimentação saudável. É importante ressaltar ainda que os alimentos termogênicos também contribuem para outros fatores no corpo humano. Eles ajudam a melhorar a digestão e a circulação sanguínea, por exemplo.

Como incluir os alimentos termogênicos na dieta?

Os alimentos termogênicos devem ser consumidos durante o dia todo. Já no café da manhã, é possível adotar o hábito de tomar uma xícara de chá hibisco para estimular o organismo.

A pimenta vermelha pode ser usada no tempero dos alimentos e nas saladas. Ela contém uma substância chamada capsaicina, que ajuda a quebrar as gorduras com mais facilidade e faz o metabolismo funcionar cerca de 20% mais rápido do que o normal.

A água gelada deve ser tomada, pelo menos, 8 vezes ao dia. Ela age como um estimulante e proporciona energia para o corpo.

No caso do café, que já é uma bebida adorada pelos brasileiros, o consumo deve ser feito sem açúcar. É importante não exagerar na dose e não beber café durante a noite para evitar que a cafeína prejudique a qualidade do sono.

Colocando estas dicas em prática, fica mais fácil conquistar um corpo magro e saudável!