A hidratação e suas variáveis para uma vida saudável

A água é universalmente conhecida como uma bebida essencial para a sobrevivência. Para começo de conversa, em média 70% do corpo humano é composto deste líquido precioso. Dentre os benefícios já constatados por doutores sabe-se que ela ajuda em reações importantes do organismo como a digestão. Além disso, ela tem a função de filtrar e transportar nutrientes por todo o corpo resultantes do metabolismo, regular a temperatura corporal do corpo e melhorar o funcionamento dos órgãos como rim e coração. Outro benefício, é que ela atua na hidratação dos cabelos e da pele, preservando assim, o aspecto saudável.

Porque suar é tão fundamental?

A todo instante o ser humano elimina líquidos do organismo pela urina, respiração e, no calor, principalmente pelo suor. Isso porque os líquidos ajudam a filtrar e eliminar as toxinas do organismo e buscam regular a temperatura corporal através da evaporação com o objetivo de manter a temperatura por volta dos 37°. Durante uma atividade física constante, o suor fica ainda mais em evidência, portanto deve-se consumir líquidos nos intervalos entre um exercício e outro para manter o corpo sadio e também para auxiliar no transporte do oxigênio para os músculos por meio de glóbulos vermelhos presentes no sangue. Além disso, durante o exercício físico, o líquido contribui para regular a pressão arterial, melhorar a circulação e manter o rim funcional.

Frutas e legumes que hidratam 

A água está presente em todas as frutas, verduras e legumes, isso já demonstra o quanto a bebida é essencial para a vida. Dentre as frutas com a maior presença do líquido estão: melancia com 92% de água e 31 calorias, morango com 92% e 30 calorias, pêssego com 89% e 35 calorias, framboesa com 87% e 57 calorias uma porção de 100g e abacaxi com 87% e 48 calorias a cada 100g. Dentre os legumes estão: pepino com 96% e 17 calorias a cada 100g, abobrinha com 95% e 17 calorias a cada 100g, tomate com 94% e 20 calorias, cenoura com 88% e 45 calorias. Já as verduras de destaque são: alface com 96% e incríveis 10 calorias, espinafre com 92% e 40 calorias e o repolho com 93% e 15 calorias. Além disso, esses alimentos apresentam vitaminas A, C, cálcio, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B, além de ajudar a manter a forma.


Ingestão de líquidos
Todos já ouviram ao menos uma vez na vida do médico, nutricionista ou algum parente que é preciso ingerir cerca de dois litros de líquido por dia. Pois então, essa afirmação é a pura verdade. As pessoas eliminam líquidos constantemente e, por isso, é necessário sempre a reposição para manter a hidratação e também para o equilíbrio corporal dos órgãos que levam a uma melhor qualidade de vida.

2 thoughts on “A hidratação e suas variáveis para uma vida saudável

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