5 alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Garantir o equilíbrio do sistema imunológico é muito importante para conservar a saúde e a disposição física. Nosso organismo é constantemente exposto a agentes patogênicos que podem causar doenças, como bactérias e vírus, por exemplo. Por isso, é fundamental reforçar a alimentação com frutas, verduras, grãos, legumes e outros alimentos que apresentam minerais e vitaminas capazes de atacar os organismos invasores e fortalecer nossos mecanismos de proteção contra doenças.

É importante ressaltar que o sistema imunológico dos seres humanos é responsável por reconhecer agentes causadores de doenças e substâncias estranhas ao organismo, fazendo com que o corpo reaja prontamente para garantir nossa saúde e bem-estar. Manter uma dieta equilibrada ajuda a prevenir diversos problemas de saúde, como infecções, resfriados, gripes e até doenças mais complexas como o câncer.

A alimentação é a chave para conquistar mais qualidade de vida. A inclusão de alguns alimentos estratégicos na dieta diária pode trazer diversos benefícios e, neste contexto, nossas principais aliadas são as hortaliças e as frutas, ricas em vitaminas A, C, E, além de zinco, ácido fólico e selênio, que agem diretamente no reforço das nossas funções imunológicas.

Confira 5 alimentos importantes para fortalecer o sistema imunológico:

1 – Castanha-do-Pará – O consumo de duas castanhas-do-Pará por dia garante uma alta taxa de selênio, um importante mineral antioxidante, que ajuda a eliminar os radicais livres e aumenta a força do sistema imunológico.

2 – Alho – Este alimento é um velho conhecido da população e apresenta diversos benefícios para o corpo humano. O consumo diário de alho oferece um forte agente contra bactérias e vírus. O alho tem uma função imunoprotetora, conta com boas doses de zinco e de selênio, e ajuda a evitar gripes e resfriados. O alimento deve ser consumido cru no tempero de saladas e também pode ser usado para refogar alimentos.

3 – Cebola – Os brasileiros estão muito acostumados a consumir cebola em seus temperos e preparos de alimentos diversos. A cebola tem uma alta taxa de quercitina, uma substância que reforça o sistema imunológico e evita processos alérgicos e doenças virais. O ideal é usar a cebola crua nas saladas.

4 – Cogumelo Shitake – O shitake tem forte concentração de lentinana, uma substância que potencializa a produção de células de defesa no corpo humano. O alimento é muito importante para fortalecer a imunidade. O ideal é consumir 100 gramas de shitake por dia.

5 – Gengibre – O gengibre tem um papel essencial na defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e garantindo uma verdadeira ação bactericida. O alimento também conta com altas taxas de vitamina C. A recomendação é consumir o gengibre em sucos ou chás diariamente.